Organização: Guia completo para dar adeus à bagunça

Se tornar uma pessoa mais organizada exige muito mais do que apenas talento. É como diz o ditado: “A prática leva a perfeição”! E no caso da organização, quanto mais se faz, mais você pega gosto pela coisa. 

Confesso que nunca fui aquele tipo de pessoa organizada, que mantém o quarto em dia, nem mesmo a mesa do trabalho. Mas este ano me comprometi a tentar a me organizar melhor, porque eu tava sentindo que quanto mais bagunçado minhas coisas ficavam, mais eu ficava bagunçada por dentro, sabe? E pode parece bobo, mas fiquei com a sensação que enquanto não desse um jeito na minha desordem externa, nada que eu fizesse iria funcionar. 

Por isso, quando o tema “Como ser mais organizado” foi sugerido para a blogagem coletiva de janeiro do United Blogs eu adorei, porque esse mês eu estou toda nessa vibe de organização.

Obviamente, organizar vai muito além de apenas dobrar suas roupas ou arrumar sua cama. Podemos aplicar a ordem em todos os âmbitos da nossa vida: em casa, no trabalho, nas roupas, nas compras, com o dinheiro…e por aí vai. 

➡ Você também poderá gostar: 5 Aplicativos Essenciais para Melhorar a Sua Produtividade

Para te ajudar nessa tarefa, resolvi reunir neste post diversas dicas para você começar a organizar o seu quarto, sua vida financeira e os estudos. 

Bora conferir?

Organizando o quarto

O quarto é um dos meus pontos fracos, principalmente o meu armário. Sempre que “arrumava” ele, passava alguns dias e logo a bagunça estava de volta.

Eu já tinha desistido dessa vida 😂, quando conheci a nova série do Netflix, Tidying Up, da autora best-seller Marie Kondo (se você ainda não viu, corre pra ver!). E cada episódio foi um tapão. Parece que o bichinho da organização me mordeu e minha bagunça começou a se tornar insuportável! 

Para começar, eu sabia que se eu desse a louca e saísse tirando tudo de todos os armários pra depois arrumar eu ia me cansar em dois tempos e acabar desistindo. Então minha estratégia foi: atacar uma área por vez, ou seja, primeiro eu escolhi uma gaveta do meu armário. Quando eu finalizei, fui para a outra e assim por diante. 

Dá só uma olhada no antes e depois de uma das partes:

Ainda tem muita coisa, mas pelo menos tem ESPAÇO!

Tudo que estava nessa parte de cima eu tirei e coloquei na minha cama e na hora me bateu um desespero, porque pensei que nunca ia conseguir terminar de arrumar. Demorou, mas ontem consegui finalizar pelo menos o meu guarda-roupa. 

Dá só uma olhada como ficou (tô tão orgulhosa! 😍):

O que você pode fazer para dar um jeito no seu quarto?

  • Não deixe acumular a bagunça. Se possível faça uma manutenção semanal para evitar que fique como o meu caso;
  • Comece por etapas, ou você pode acabar desistindo ao ver quanta coisa precisa ser organizada;
  • Além de separar por área, separe por categoria. Por exemplo: você pega uma gaveta cheia de coisas, separe os itens por categoria e organize assim;
  • Sempre que começar a organizar uma nova região, sempre vá até o final. O resultado pode ser um ambiente ainda mais bagunçado;
  • Um detalhe simples, mas que vai fazer toda diferença no aspecto de organização geral do quarto é a cama. Por isso, arrume-a logo após acordar;
  •  Se você, assim como eu, costuma acumular coisas demais, pegue o item e se pergunte: “Isso me traz felicidade?”. Se a resposta for não, doe ou venda. No começo pode parecer estranho, mas segundo Marie Kondo, depois de algumas tentativas, vamos ficando cada vez melhores nisso. 

Organizando o dinheiro 💵

Chegamos na parte onde dói no bolso, literalmente. Falar sobre dinheiro, principalmente sobre como se organizar financeiramente,  tem se tornado cada vez mais comum. Graças, principalmente, à canais como o Me Poupe

Não sou e nunca fui exemplo de pessoa que poupa direitinho, todo mês. Mas desde o ano passado, tenho ficado cada vez mais consciente do meus gastos e preocupada com meu futuro. Isso não quer dizer que comecei a guarda dinheiro ou até mesmo gastar menos. Não. Isso ainda não aconteceu 😟. MAS NÃO SE DESESPEREM! Tudo começa com a consciência de que há um problema e que você quer resolver/melhorar. 

Eu tomei essa decisão, mas ainda não estou poupando para realizar meus desejos, mas vou chegar lá! Enquanto isso, que tal ver como você pode começar hoje a se organizar melhor financeiramente?

  • Tenha um ou mais objetivos claros e bem definidos. Isso é algo que a Nath (olha a íntima 😂) do Me poupe bate muito na tecla. Segundo ela, guardar dinheiro por guardar não tem muito valor pra gente e acabamos gastando esse dinheiro em outras coisas;
  • A planilha é sua melhor amiga. É possível encontrar milhares de planilhas prontinhas pra você começar a usar e ver pra onde exatamente o seu suado dinheirinho está indo;
  • Se você já tem uma reserva de emergência, talvez agora seja um bom momento para investir. Se você está pensando na poupança, pense novamente! Dá uma pesquisada por títulos como Tesouro Direto, LCA e LCI, que costumam render mais que a poupança e são tão seguros quanto!
  • Economize com tarifas bancárias abrindo uma conta em bancos digitais que normalmente possuem tarifas menores e, em alguns casos, tarifa nenhuma;

Organizando os estudos 📚

Já tem alguns anos que me formei e desde então meus estudos andam meio parados. Por isso, pedi pra minha irmã pensar em algumas dicas para te ajudar a organizar os estudos.

Dá só uma olhada:

  • Defina exatamente quais os temas que deverão estudados. Obviamente, você não conseguirá estudar todo o conteúdo de uma vez, por isso dê prioridade aos assuntos mais importantes primeiro;
  • Estabeleça um horário para estudar. Não precisa ser o mesmo horário todo dia, mas é imprescindível definir um tempo mínimo diário dedicado aos estudos;
  • Organize tudo o que você vai precisar antes de começar. Isso inclui livros, cadernos, canetas, água. Enfim, separe exatamente os itens necessários. Assim, você não precisará parar durante o estudo para buscar ou fazer nada, evitando você se distrair com esses detalhes;
  • Descubra qual é a melhor forma para você estudar. Você absorve mais através da leitura? Dos vídeos? Escrevendo? Isso evita que você perca tempo estudando de uma forma que não é eficiente para você.

Tem muita conteúdo maravilhoso por aí que pode te ajudar ainda mais a organizar seus estudos. Confira alguns posts incríveis abaixo:

Planner de estudos incrível do blog Cheiro de Pipoca

Como fazer resumos

Como aumentar sua produtividade nos estudos e melhorar o seu rendimento – Blog Produtivamente

Reflexões sobre como organizar seus estudos

Concursos: 5 dicas para otimizar seus estudos – Blog Sweet Luly

Ufa! Quanta dica boa, né? Agora não tem mais desculpa para não começar a dar um jeito nas suas coisas imediatamente 😂. Você já faz alguma das coisas que citei no post? Conta pra mim nos comentários!

 

➡ Esse post faz parte da blogagem coletiva de Janeiro do United Blogs. Conheça esses blogs incríveis e confira mais postagens:

 5 motivos para você não alcançar suas metas

Como estabelecer metas e objetivos para 2019 em 7 dicas práticas

Gostou deste post? Então, compartilhe com seus amigos!

27 comments on “Organização: Guia completo para dar adeus à bagunça

  • Luciana Sá Freire Neto , Direct link to comment

    Oie flor! Nem me fale em bagunça.Minha meta é tentar manter a vida organizada e a vida fitness tbm! rsrsrs Tenho usado um bullet journal e tem me ajudado muito! Fiz até um post sobre ele ano passado lá no blog!
    Normalmente eu jogo a vida no chão do quarto e vou arrumando, não sei fazer parte por parte! kkk
    Graças aos deuses, no trabalho e nos estudos eu sou mega organizada! Alguma coisa tinha que salvar né?!
    Parabéns pelo blog,
    Bjoks

  • Jessica Santana , Direct link to comment

    Olá!

    Adorei seu post, sou uma desorganizada do quarto até os estudo, mas esse ano é ano de mudança, eu juro hahaha. mas sofro com não saber arrumar por partes, mas to trabalhando nisso.

  • Silvânia Alves , Direct link to comment

    Menina, esse é o post mais útil que já li na vida. Pense numa pessoa bagunceira, agora multiplique por 10. Eu mesma, prazer! hahahahahaha
    Uma das minhas metas pra esse ano é justamente essa de me organizar melhor, tem funcionado, rs
    Eu adorei suas dicas, até favoritei seu post pra ler sempre, e ver em que estou evoluindo, rs.
    Essa serie eu já vi na Netflix, mas não assisti ainda, vou dar uma olhada nela.
    O canal da Nath( olha a intima, kkkkkkkkk) eu já tinha ouvido falar dele, já to abrindo aqui pra acompanhar também, por que o dinheiro é outra questão que eu preciso organizar.
    Nos estudos, graças ao pai eu sou um primor! Também, em alguma coisa tinha que ser né? kkkkkkkkkkkkkk nessa área eu me organizo bem.

    Seu post é perfeito!

  • Paula Musique , Direct link to comment

    Adoro posts úteis pra nossa vida! Desde criança sou bem organizadinha. Meu quarto, meu carro, minha mesa no trabalho: tudo um brinco! Pra mim sempre foi natural ser organizada nestas coisas. No armário, separo tudo: tem o local dos colares, o das pulseiras, o das flores pro cabelo (amo usar flores no cabelo e tenho dezenas de todo tipo. rsrs), o local das bolsas, dos cintos… Separo as roupas também… Tem a pilha dos vestidos pro dia a dia, pilha dos vestidos de festa, pilha das blusas com manga, pilha das blusas com alça… Mas faço isso tão rápido que pra mim é normal, não dá trabalho e depois é super prático pra montar o look do dia. 😀 É questão de costume mesmo.

    Bem com você disse “quanto mais se faz, mais você pega gosto pela coisa”. Nos estudos e nas finanças também sou organizada. Mas tem algo que é uma tristeza: minha rotina quanto a dormir e acordar. Não consigo me organizar nisto. Quero voltar a dormir as 22h e levantar as 6h, mas não tem jeito, acho que nasci pra ser coruja. :S
    Bjinhos,
    http://www.paulamusique.com

  • Mirella Vieira , Direct link to comment

    Eu preciso igual a você começar a organizar meu quarto, eu troquei de guarda roupa e até hoje não conseguir organizar tudo no novo, mas quero esse ano focar nessa parte, em relação ao dinheiro até que consigo guardar alguma coisa, como recebo por dia, todo dia faço uma relação separando uma parte do dinheiro pra cada uma das contas, o que acaba funcionando pra mim, e chega no fim do mês ainda me sobra pra poupar

  • Blink Blog , Direct link to comment

    Eu sempre me considerei uma pessoa organizada, vivo fazendo listinhas das coisas e tentando criar uma rotina para poder seguir, mas nos últimos anos eu me perdi e acabei me embolando, principalmente com dinheiro :/ Esse ano eu pretendo voltar a ser mais organizada e economizar mais, então obrigada pelas dicas!!
    https://blink-moments.blogspot.com

  • Vanessa Rezende , Direct link to comment

    Oiii, boa tarde!
    Parabéns pelo post e pela organização.
    Eu sempre fui uma pessoa muito organizada, então com isso eu nunca sofri. Gostei da maneira como você se planejou para manter as suas coisas no lugar. rs Organização é vida! Eu detesto bagunça, sei lá, me dá uma coisa ruim, aparenta sujeira. rsrs
    Olha como seu armário ficou lindo 😉
    Beijos e continue assim!
    Obs: Acredito que as coisas comecem mesmo de dentro para fora!

  • Paula Cardoso , Direct link to comment

    Oi Amanda, como vai.
    Super amei seu post. Ultimamente a minha vida tem sido uma bagunça. Se antes eu tinha um quarto para arrumar e agora eu tenho uma coisa com duas crianças e um quase criança para cuidar. Tem sido difícil manter tudo organizado, mas não há que desistir.
    Guardei todas as suas dicas com muito carinho.
    Um beijinho

  • Luly Lage , Direct link to comment

    Ai, eu amei meu postzinho no meio da lista para se organizar nos estudos, obrigada, Amanda!
    Eu sou uma pessoa bem bagunceira, não nível extremo caos, mas no nível de não se incomodar com a própria bagunça… Só que isso atrasa a gente, né? Ter as coisas no lugar sempre ajuda! Tô doida pra ver a série da Marie Kondo, inclusive!
    Seu armário ficou INCRÍVEL DEMAIS! Arrasou, arrasou, arrasou!

  • Adrielle Sauhzo , Direct link to comment

    Oieee. Que post necessário! Eu vir aqui me confidenciar que eu sou organizada, porém procastinadora. Eu levanto ligada no 220 um belo dia, e arrumo tudo, para quem sabe em algum dia isso voltar de novo a acontecer hahaha . Tenho doificuldade em manter a agenda, e seguir direitinho. Eu realmente vou voltar aqui e ler e reler. Inclusive, já ouvir sobre a série e quero muito assistir. Obrigada por esse post incrível! Abraços!

  • Thamila Mascarin , Direct link to comment

    Olá! Tudo bem?
    Amei demais sua postagem e ela m incentivou a querer ser mais organizada. Sim, já sou um pouco organizada, porém quando o caso é de limpar o quarto e deixar ele organizado eu sou um desastre, mas vou utilizar as dicas que deu e quem sabe minha rotina seja melhor aproveitada <3
    Beijinhosss

  • Thais Gama , Direct link to comment

    Sou dessas que faz a limpa no guarda-roupa a cada 4 meses! kkk
    Mas faço o processo da Marie Kondo, coloco tudo para fora e só guardo o que faz sentido para meu estilo e me permite combinações multiplas.
    Sobre as finanças, também acompanho a Nath e estou começando a ver como investir, mesmo não tendo renda fixa, o que acaba dificultando o orçamento mensal.
    De estudos, costumo separa um dia para fazer os cursos EAD, geralmente um sábado, que é meu dia mais tranquilo, mas tá díficil, sempre surge outra coisa kkk

  • Marcia Pimentel , Direct link to comment

    Oi,
    Adorei essas dicas para manter as coisas organizadas. Já fui uma pessoa desorganizada, mas hoje aprendi a organizar minhas coisas, principalmente a minha mesa de trabalho.
    Abrçs

  • Gislaine Motti , Direct link to comment

    Oi! Tudo bom?
    Eu tenho evitado a todo custo essa série da Marie Kondo porque eu já sou meio surtada com organização – não quero nem imaginar o que seria de mim se eu ficasse com ainda mais coisas na cabeça, haha. Há pouco tempo, inclusive, fiz o mesmo que você e organizei todo o meu guarda-roupa – foi libertador!
    Abraços,
    Gislaine | Literalize-se

  • Vitória Bruscato , Direct link to comment

    Oi, Amanda! O bichinho da Marie Kondo também me mordeu (aliás, que série incrível e que método maravilhoso ela usa, né?) e eu quero sair organizando tuuuudo, hahaha! Seu guarda-roupas ficou lindo!

    Também amo o canal da Nath e uso as diquinhas dela pra me organizar financeiramente, mas estou bem longe de investir, ainda tem meses que eu choro para pagar os boletos.

    Muito obrigada por indicar o Cheiro de Pipoca por aqui, vou visitar os outros links que você indicou também! 🙂

  • Alice Martins , Direct link to comment

    Olá,

    Adorei o fato de você trazer este tema para um post no blog. Também nunca fui uma pessoa muito organizada, sempre me perdi nas minhas bagunças, o que acabava dificultando tudo a minha volta. Esse ano coloquei como uma das minhas metas me organizar melhor e estou conseguindo fazer isso com a mesa de trabalho e com as coisas relacionadas ao blog. Adorei os outros pontos que abordou e irei trabalhar neles.

    Beijos!

  • Luana , Direct link to comment

    Adorei o post, amanhã mesmo vou colocar alguma dessas coisas em prática, estou precisando organizar urgente meus estudos e meu quarto.

  • Cidália , Direct link to comment

    Dicas excelentes! Procuro ser organizada tanto na arrumação do quarto, quanto do dinheiro (controlo bem as despesas do mês). Num quarto organizado é mais fácil encontrarmos o que queremos.

  • Sthefani Monteiro , Direct link to comment

    Dá uma sensação de alivio quando estamos com tudo organizado né? Eu amo organizar minhas coisas!

  • Renata , Direct link to comment

    Bagunça? Prazer, é meu sobrenome kkkkkk
    Depois que eu assisti a série da Marie senti a mesma coisa que você. No meu caso eu resolvi arrumar os cômodos,um por vez. Preciso me organizar mais financeiramente, pq esse eu ainda peco muito
    Adorei as dicas

  • Michelly Melo , Direct link to comment

    Oii!
    Adorei o post! As dicas com o armário eu vou repassar para minha mãe hahaha. Ela é um desastre para manter tudo arrumado! :p Já as dicas de estudo eu vou anotar para usar, com toda certeza! Com as finanças eu não tenho tanto problema, mas a ideia de investir dinheiro é algo que eu ainda não me arrisquei. Apesar de todos os posts que eu acompanho, inclusive no canal Me Poupe, eu ainda não tive coragem hahaha.

    Beijos

  • Leitura Enigmática , Direct link to comment

    Perfeita essas dicas. Eu sou um pouco desorganizado no meu dia a dia por causa da correria, confesso que já melhorei bastante porque era pior. E seu post me ajudou mais um pouco em relação a organização do armário.

  • Loriene , Direct link to comment

    Mana nem me fale em bagunça, eu sou daquelas pessoas organizadas que arruma as coisas e logo depois bagunça tudo rsrsrs, mas sempre preciso anotar as coisas, sem minhas anotações eu não sou ninguém, amei as dicas.

  • Luana Souza , Direct link to comment

    Esse post é deveras útil hehe. Não sou a pessoa mais organizada do mundo. Na verdade, sempre tiro um dia na semana para tentar deixar guarda-roupa, cadernos e livros organizados e, às vezes, uns minutinhos por dia para fazer o básico. Eu até tento, mas tudo acaba saindo do controle justamente por eu ter muita coisa pra fazer :p
    Algo que tem me ajudado a lembrar das coisas e a manter tudo mais ou menos em ordem, além de mais produtiva, é o planner. Pequeno salva vidas hihi!
    Adorei o post. Está tão completinho *-*

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *