Como ser mais tolerante em 2019

O ano acabou de começar, mas a tolerância não tem época e é sempre bom exercitar. Em 2016 escrevi um post no meu blog antigo justamente sobre esse assunto, mas por conta de tudo que tem acontecido atualmente, principalmente na política, acho que ele é mais válido do que nunca. Por isso, resolvi atualizá-lo e postar aqui com algumas dicas para ser mais tolerante.

Seja por conta do estresse de uma rotina atribulada ou simplesmente impaciência para lidar com situações de conflito, a verdade é que ser tolerante parece ser uma característica cada vez menos presente nos relacionamentos e principalmente, nas pessoas.

Primeiramente, vamos entender o que é a tolerância?

A origem da palavra tolerância vem do latim tolerare, que significa suportar e aguentar. Tolerância é diferente de aprovação. Normalmente, a pessoa que tolera não aprova aquilo que tolera, mas suporta sua existência.
Segundo o dicionário Michaelis, tolerância é:

3 Direito que se reconhece aos outros de terem opiniões diferentes ou até diametralmente opostas às nossas. 4 Boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas. 5 Disfarce ou dissimulação a respeito de uma coisa proibida.

Agora vamos ás dicas:

1. Aprenda a ouvir mais

É aquela velha história, você deve fazer com os outros o que você gostaria que fizessem com você. Portanto, se você deseja ser respeitado e ouvido, você deve fazer o mesmo pelo outro. É preciso saber como ouvir e entender ideias diferentes das nossas, principalmente quando não se concorda com elas.
Ao aprender a ouvir, abrimos espaço para o diálogo. Ser tolerante não é ser omisso ou passivo, é saber entender que o que para você é verdade, não precisa ser para o outro e tudo bem ser assim. É saber respeitar a ideia, opinião, decisão do outro.

2. Se coloque no lugar do outro

Diretamente ligada com  a anterior, é importante que a gente se coloque no lugar do outro. Dessa forma, fica mais fácil entender porque ele pensa ou age de determinada maneira. Ao compreender isso, desenvolvemos a empatia pelo o outro, tornando-nos assim, mais brandos e compreensivos com os defeitos e problemas das outras pessoas.

3. Exercite a paciência

Segundo a psicanalista Cristiane M. Maluf Martin, a paciência se desenvolve com o exercício da tolerância e vice versa, ou seja, ao ser mais tolerante você também consegue ter mais paciências para lidar com os conflitos, sejam estes pessoais ou profissionais.

Não vale a pena perder tempo tentando controlar os outros. Controle o que pode ser controlado e aceite que em algumas circunstancias somos impotentes.

4. Respire fundo

Respirar bem durante uma situação desconhecida pode ajudar e muito. Além de acalmar os ânimos, certas técnicas de respiração conseguem corrigir desequilíbrios nos sistemas de resposta ao estresse, podendo enviar mensagens ao nosso cérebro de que as condições são seguras e que podemos nos acalmar, tornando mais fácil nos relacionarmos com as pessoas de maneira tranquila.

5. Seja diferente

Em um mundo onde todo mundo quer dar pitaco na vida do outro, seja diferente. Escolha deixar as desavenças e intolerâncias de lado. Ao fazer isso, você com certeza conseguirá emitir pensamentos mais positivos a cada vez que passar por alguma situação, ou observar algo que te deixa insatisfeito.

Espero que tenha gostado das diquinhas 🙂

Fontes: 1/2/3/4/5

Gostou deste post? Então, compartilhe com seus amigos!

25 comments on “Como ser mais tolerante em 2019

  • Eita Carlos , Direct link to comment

    Nossa, adorei suas dicas! Eu realmente preciso aprender a ser mais tolerante! Na verdade de uns meses para cá eu estou sendo mais tolerante, porque eu não era sabe? Mas aprendi a ser e estou melhorando cada vez mais! ❤

  • Renata Prado , Direct link to comment

    Tai uma coisa que espero ter mais esse ano. Eu me indigno muito facilmente e eu tenho que parar com isso, pois fico revoltada facilmente com coisas dos outros e em certa altura isso afeta a minha vida.

  • Patricia Monteiro , Direct link to comment

    A tolerância é uma virtude, às vezes gastamos energia com coisas sem importância. Com um pouco de paciência e compreensão muitos problemas e chateações podem ser evitados.

  • Alice Martins , Direct link to comment

    Olá,

    Achei muito bacana você trazer um post falando sobre este tema, pois acredito que Tolerância será uma palavra que precisará ser bem praticada em 2019. As pessoas possuem essa “mania” de não tolerar o diferente. As suas dicas de como ser tolerante foram precisas. Sempre que preciso tolerar algo me coloco no lugar da outra pessoa ou respiro fundo, na maioria das vezes funciona muito bem!

    Beijos!

  • Nathalia , Direct link to comment

    Amei esse post, foi feito pra mim. Tenho que aprender a ser mais tolerante. Vou por em prática as dicas!

  • Renata Mury , Direct link to comment

    Se tem algo que 2018 me mostrou é que eu sou bem tolerante. Tenho minhas opiniões e convivo com pessoas que tem opiniões totalmente diferentes das minhas, mas ao invés de virar a cara pra todos, como alguns amigos fizeram, eu procurei me informar, escutar os outros… Claro que há situações, principalmente quando eu lido com algo bem diferente, em que eu vejo que ainda preciso melhorar mais isso, principalmente quando envolve paciência…
    Vou procurar esses exercícios de respiração. Creio que me ajudariam muito
    ;*

  • Michelly Melo , Direct link to comment

    Oii! 🙂
    Que post maravilhoso e certo para o momento que estamos vivendo! Concordo com você e acho que o brasileiro vem olhando cada vez mais para o próprio umbigo e esquecendo de olhar para o lado. Também acho que junto com a tolerância vem a empatia. Acredito até que um complemente o outro, e são extremamente necessários! <3

    Beijos
    https://ventodoleste.com.br

  • Carla Mattos , Direct link to comment

    Muito boa a abordagem. Creio que realmente esses tópicos são primordiais neste ano que se inicia, com tantas dúvidas e inseguranças em relação ao nosso país. Só espero ter paciência para ver no que isso vai dar, e torcer para que as mudanças sejam positivas. Bjs

  • jessica santana , Direct link to comment

    Olá!

    Adorei as dicas, serio! minha família vive falando seja mais tolerante, tenha paciência menina hahaha preciso seguir as dicas!

  • Luly Lage , Direct link to comment

    Nos últimos tempos refletir sobre tolerância é NECESSÁRIO! Por mais que eu ache extremamente necessária ser tolerante todo, também acho que a gente não deve ser tão tolerante assim com a própria intolerância, porque pode tender pra ser conivente com isso… Achar o equilíbrio é difícil, né… O sangue talha, à vezes, mas pensando com carinho em quais batalhas precisa de mais ou menos!

  • Vitória Bruscato , Direct link to comment

    Você está certa, é muito importante aprendermos a ser tolerantes, principalmente por conta do momento que estamos passando aqui no Brasil. Acho que se colocar no lugar do outro e tentar entendê-lo é algo primordial para a tolerância e também para a empatia!

  • Luana Souza , Direct link to comment

    Para esse ano eu resolvi adotar uma filosofia de vida muito doida, mas que pra mim faz todo sentido. Basicamente ela diz que estamos fazendo exatamente o que precisamos fazer naquele momento, e que o universo está se encaminhando para o que realmente tem que acontecer. Eu adotar uma postura intolerante ou não, não vai mudar a forma como as coisas tem que acontecer, então não faz sentido me estressar eme preocupar em julgar os outros. Claro que colocar isso em prática é um pouco mais difícil, mas eu tento 🙂 precisamos de mais empatia!
    Adorei o testo e o “passo a passo” para conseguir ser mais tolerante.
    beijos.

    • Amanda , Direct link to comment

      Essa filosofia me lembrou muito uma série que vi esses dias, Dirk Gently, e ele fala exatamente isso: tudo que tem que acontecer já está acontecendo. Isso ajuda a nos deixar mais tranquilas, principalmente pessoas como eu que sempre sofrem por antecipação hehehe.

  • Rabiscando Livros , Direct link to comment

    Acredito que as palavras que mais deveriam ser praticas são: Tolerância e Empatia. De um tempo para cá ando bem mais tolerante com as pessoas, quando elas partem com palavras desagradáveis tento contar até 100 e me acalmar, pois as vezes não vale o esforço. A unica coisa que realmente me incomoda são comentários maldosos e preconceituosos, são os unicos que me tiram do sério, pois trabalho muito empatia, e acredito que cada um faz o que quer da sua vida desde que não afete outro com coisas ruins. Estes temas “tabus” e que muitas pessoas são intolerantes e que praticam preconceitos, falando coisas dolorosas para os outros me estressa muito. Sei que as vezes no meio familiar quando algum parente comenta tem que deixar passar, mas realmente n dá, aquilo me incomoda a um ponto que parece que é comigo, não é nem “militar” como alguns gostam de dizer de forma pejorativa, mas sim se colocar no lugar do outro.

  • Adrielle Sauhzo , Direct link to comment

    Tenho que admitir que por diversas vezes eu fui intolerante, talvez até grossa. Então esse texto caiu como uma luva, com aquele tapa bem dado. Tenho tentando ser menos intolerante. Confesso que é difícil, principalmente devido o apanhado de sentimentos que envolvem essa ações, mas eu tenho melhorado. Hoje eu não discuto com a mesma intensidade e tenho me policiado constatemente. Abraços!

  • Kammylla Bareiro , Direct link to comment

    Confesso pra ti que sou bem esquentadinha, mas de uns tempos pra cá andei fazendo tudo que tu falou ai, ser mais tolerante é mostrar que você está além daqueles que te querem e te fazem mal, então passei a usar essas tuas dicas pra ter uma vida melhor.
    Xoxo

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *